Projeto Squadra

A Squadra Sports nasceu com o intuito de se tornar referência em revelar novos atletas no futebol brasileiro e mundial.

Dessa forma, além da gestão profissional de processos, finanças e outras áreas que compõe um clube de futebol, a empresa visa criar uma metodologia que favoreça o desenvolvimento de jovens talentos, partindo do pressuposto de que, como uma plantação frutífera, os atletas levam cerca de 6 anos para amadurecerem.

Projeto Squadra
Projeto Squadra

Analisando o mercado do futebol brasileiro, encontramos em nosso país um crescimento constante nos últimos anos. A receita dos clubes que disputam o Brasileirão cresceu exponencialmente de 2016 a 2022, saindo de uma faixa de 5.287 mi para 6.915 mi. Com mais de 160 milhões de espectadores e mais de 11 mil atletas profissionais, o Brasil concentra cerca de 13% de todas as transferências globais.

Com o surgimento da lei das SAFs, em 2021, os clubes do país passaram a ser mais competitivos, tanto nacionalmente, entre si, quanto na América do Sul. Isso, em partes, por conta de uma melhor administração financeira, mais possibilidades de financiamento e uma maior retenção de receita.

Com jovens talentos surgindo a cada ano, o Brasil, então, torna-se o lugar número 1 no mundo para investimentos na área. Mas, ainda assim, os clubes do país alocam apenas 24% de suas receitas nas categorias de base, mesmo sendo o local de onde retiram seus maiores lucros. Desde 2016, os atletas do país lideram o ranking mundial de transferências (tanto em valores quanto em quantidade).

A tese de extrapolação nacional da Squadra busca aproximar as regiões do Brasil, que possui uma área de mais de 8,510 milhões de km², a dividindo em áreas. Com uma cobertura de 4 regiões (Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste), a empresa passa a atingir mais de 120 milhões de pessoas, “reduzindo” a distância do país para 4,65 milhões de km², e levando mais para perto dos jovens as possibilidades de desenvolvimento.

Projeto Squadra
Projeto Squadra

Para isso, a meta da empresa é, até 2026, liderar 2 Clubes Flaghsip no Brasil (Londrina, no Paraná, e Linense, em São Paulo), 5 clubes de base nas demais regiões, e ter mais de 200 clubes e projetos ligados à Squadra, além de uma equipe na América do Sul e uma na Europa.

Com todos esses passos, a Squadra terá, até 2030: mais de 300 mil atletas monitorados, mais de 5 mil jogadores com percentuais ligados ao grupo, mais de 2 mil atletas na plataforma, cerca de 1,5% de jovens com potencial econômico e mais de 30 negociações realizadas por ano.

Metas Squadra 2030

+300mil

atletas monitorados

+5mil

jogadores com percentuais ligados ao grupo

+30

negociações realizadas por ano

nossos clubes

Conheça os clubes que já fazem parte do projeto da Squadra Sports

1 1 1 3

6

clubes

  • Clube de Base 4

  • Clube Flagship 2